sábado, 13 de novembro de 2010

All you need is love...

   Ao longo desta semana, uma conversar me fez expor um pouco do que penso sobre relacionamentos, e, confesso, todas as vezes que faço isso, acabo me sentindo meio "E.T."! Hoje em dia, as pessoas, de uma forma geral, estão tão descrentes no amor, que sempre que a minha opinião sobre casamento vem à tona, o público (geralmente feminino) me olha atravessado, como se eu fosse louca! Sim, porque as pessoas costumam achar que a minha forma de ver a questão é romantica, infantil e até fantasiosa, isso tudo pelo simples fato de eu, apesar de todos os pesares, ainda acreditar em amores pra vida toda, em casamentos que duram verdadeiramente até a morte. E sempre, ao final de cada rodada de debates calorosos, regados a muito choppe, volto pra casa me perguntando: será que, realmente, a minha maneira de enxergar as coisas é excessivamente lúdica?
   Sinceramente, penso que não. Loucura não está em crer em relacionamentos duradouros, mas sim em casamentos que se sustentam pelo simples fato de haver um papel assinado pelas partes interessadas.
   As pessoas, atualmente, são extremamente intolerantes e egoístas, por isso estão mais preocupadas em encontrar suas felicidades, do que proporcionar a mesma satisfação ao parceiro; parecem esquecer que um casamento, assim como qualquer relacionamento de convivência, requer cuidados, atenção, investimento e paciência, para que seja bom para todos os envolvidos. Infantil seria pensar que ser ou não feliz no casamento é apenas uma questão de sorte ou azar.
    Eu até poderia enxergar os relacionamentos amorosos de maneira negativa, já que, ao longo da minha humilde existência, experimentei inúmeras desilusões nesta "seara". Mas, pelo contrário, cada namoro terminado, cada relação que não deu certo, só serve para me fazer ter certeza de que o "homem da minha vida" ainda está por vir. Tá certo que meu "principe encantado" está vindo de jegue (e o bicho empacou!), mas ele há de chegar! Não vou perder as esperanças de formar uma família de "propaganda de margarina", só porque uma meia dúzia de homens mal resolvidos, mal amados e mal acabados me trouxeram grandes decepções! Desculpem a expressão, mas f* eles!!!
   Acho até que muitos daqueles que me criticam, no fundo, só são contra o amor e o casamento porque amargaram alguma desilusão amorosa de grande proporção, em algum momento de suas vidas. E é comum isso acontecer. Mas não podemos deixar que as incertezas e as inseguranças do outro nos afetem ao ponto de nos fazer modificar aquilo que desejamos para o nosso futuro.
   É óbvio que tenho medo de amar. A gente não tem bola de cristal, pra saber se as decisões que tomamos nos conduzirão ao lugar onde desejamos estar. Entretanto, é preciso permitir que as coisas aconteçam, e trabalhar duro para que saiam conforme gostariamos. O final feliz é só uma consequencia...
   Dependendo da pessoa que esteja com você, dos pontos em comum que ambos tenham, enfim, dependendo de uma série de fatores, o risco do relacionamento pode ser alto ou baixo, mas seria ilusão achar que não haverá riscos! É um investimento como outro qualquer, e, por isso, sempre terá sua dose de "sorte". Mas percebam, a "sorte" é apenas um dos ingredientes, e jamais vira dissociada de muito trabalho árduo para fazer com que as coisas dêem certo.
   É difícil? Claro! A convivência é, acima de tudo, uma arte! Eu nunca disse que acreditava ser fácil, apenas penso, de coração, que vale a pena...talvez este seja o diferencial...

Um comentário: