sábado, 30 de outubro de 2010

A vida em 140 caracteres

  Em tempos de twitter, facebook, orkut, e outros sites de relacionamentos, nos acostumamos a resumir emoções e situações do dia-a-dia em 140 caracteres. Essa, aliás, é uma característica das sociedades modernas, cuja vida encontra-se, hoje, totalmente atrelada à tecnologia advinda de computadores e celulares ultraequipados. Isso sem falar na própria correria rotineira, que fomenta a necessidade de nos resumirmos cada vez mais. Entretanto, não podemos confundir a síntese das nossas atividades através dos meios de comunicação, com a simplicação dos nossos sentimentos como um todo, sob pena de nos tornarmos seres humanos acometidos do que chamo de "neoautismo", isto é, uma afetação da capacidade de comunicação e de relacionamento dos indivíduos, oriunda de uma vida de relação cada vez mais segregada e individualista.
   Na atualidade, é comum encontrarmos crianças e adolescentes que nunca jogaram bola na rua, brincaram de "pique", bolinha de gude, ou taco. Muitos, sequer, sabem o que são alguns destes jogos. Percebam que não estamos falando, aqui, de modalidades antiquadas de atividades infantis. Tratam-se de brincadeiras infanto-juvenis que demandam um relacionamento entre pessoas para que possam ocorrer, e que, com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, estão cada vez mais deixadas de lado, para dar lugar a fantásticos, porém não menos ofensivos à saúde, jogos de computadores e video games. E como resultado da simplificação das brincadeiras, vemos sedentarismo, a obesidade e dificuldades de relacionamentos nestes grupos.
   Mas não só esta parcela da população inspira cuidado. Jovens e adultos estão igualmente sujeitos ao "neoautismo", em outras proporções, é claro. Isso porque passam a adotar, para suas vidas, o ideário da sitetização de atividades rotineiras, mas não param por aí. Pelo contrário, hoje em dia, o que mais se vê nas relações familiares, amorosas e de amizade são pessoas simplificando também seus sentimentos, o que podemos observar quando não expressamos o quanto gostamos de alguém, quando deixamos de dizer algo que nos deixa felizes para o outro não pensar que estamos vulneráveis, ou mesmo quando não visitamos um amigo por preguiça, afinal, podemos nos comunicar por telefone, MSN, ou facebook.
   É uma pena que a sociedade esteja permitindo este novo tipo de relacionamento (ou mesmo a extinção dos próprios relacionamentos), baseado em superficialidade, indivudualidade, medo, dificuldade de entrega. Amar e se relacionar, em todos os seus aspectos e ramificações, é tão bom, gratificante, fortalecedor. Por isso não podemos confundir as coisas. Sintetizar os problemas que o dia-a-dia nos submete, ou mesmo resumir algumas atividades rotineiras burocráticas, é extremamente válido, e devemos nos valer das benesses que a tecnologia nos oferece para isso. Mas não façamos de nossos sentimentos e relacionamentos uma página de resenhas. Pratiquemos, diariamente, o amor, o afeto, a comunicação da forma mais integral possivel! Uma boa forma para fazermos isso? Quando disserem a você "Te amo", nunca devolva com um singelo "Também", ou, pior ainda, com um "tb". Economize caracteres menos importantes, para que você possa, com todas as letras, dizer: "EU TAMBÉM TE AMO, MEU AMOR"! Convenhamos, ainda que saibamos que aquele ser nos ama, é sempre bom ouvir ou ler, não é mesmo?
   E para encerrar, vale a pena postar algumas palavras citadas por Dalai Lama, conhecidas por muitos usuários da internet:
   "Ame profundamente e com paixão. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver a vida intensamente".
   Bom fim de semana a todos, e um excelente feriadão!

2 comentários:

  1. Lê , adorei seu texto ! Concordo em gênero, número e grau ! fico feliz quando vejo, aqui na minha rua , crianças jogando bolinhas de gude ou soltando pipa.... ainda se vê em alguns bairros onde ruas não são asfaltadas.......
    Fico irritada quando vejo crianças viciadas em videogames.... perdendo a infância!
    Parabéns pelo tema e pela brilhante explanação. Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!!
    Bom saber que voce agora tambem esta blogando....rsrsrsrs
    Voce vai acabar descobrindo o vicio que é dificicl deixar.....eu ja parei de blogar por 2 vezes, chegando a deletar o blog, mas reconheço que apesar de todo o tempo que as vezes nos toma, não consigo ficar longe. esse ano esta meio dificil escrever no Blog em razão do trabalho e tenho participado mais dos blog dos amigos.
    Seja bem vinda!!!
    Gostei muito do seu texto.
    saudades!!!
    abç
    http://augusto-lopes.blogspot.com/

    AUGUSTO LOPES

    ResponderExcluir